
Apicultura
A partir de 2021 foi próprio a apicultura o ponto de partida concreto para focar a cooperativa com uma pegada mais naturalista, graças também a uma contribuição recebida da “Regione del Veneto” no contexto de um programa de cooperação para o desenvolvimento entre Angola e Itália promovida pelo Sr. Matteo Campana, então secretario particular de S.E.R. Dom Eugénio Cardeal Dal Corso e presidente da Associação Amizade Social, apoiado pela UNIDO e executado pela ARAV (Associação Regional Apicultores do Veneto).
Com este patrocínio trienal (2023-2025) a CPTK está realizando 3 eixos:
-
A investigação sobre o estado da apicultura em Angola, criando também uma base de dato e uma literatura nesta área especifica;
-
A introdução da apicultura racional não só como preservação dos arvores que tradicionalmente ficam afeitados pela apicultura tradicional, mas também para ter um produto final, o mel, com características idóneas a ser comercializado e consumido pelo ser humano no âmbito da tutela alimentar;
-
Fazer sistema e rede entre os apicultores e diferentes operadores de mercado que irão entrar neste mecanismo para ter oportunidade de negócio de amplo nível.
Actualmente a apicultura racional está a ser realizada por uma equipa de técnicos formados a nível sénior, com a presidente da CPTK, Sra. Severina Wendo Jamba, que chegou a ter um nível preparação no tope mundial. Junto com a equipa está operando criando rainhas e núcleos autóctones com selecção genética perseguindo uma dupla finalidade: introduzir a racionalidade como sistema de produção rentável para os negócios do mel, mas, antes de tudo, preservar da extinção as abelhas angolanas que estão em estado de arrisco devido sobretudo as queimadas fraudulentas e as práticas tradicionais predatórias.
Floricultura e Arboricultura
A floricultura e a arboricultura são fundamentais para promover a preservação do ambiente, a polinização e a conservação das florestas. Isso não significa renunciar as práticas em prol do bem-estar das famílias residentes que tem de desfrutar o terreno para realizar produtos agrícolas para se sustentar ou para fazer negócios. Significa fazer isso em equilíbrio, de modo sustentável.
A floricultura e a arboricultura têm como principal objectivo obter o melhor aproveitamento económico possível dos terrenos cobertos de flores e das florestas, respeitando o equilíbrio ambiental e a ocupação humana, incluindo para as actividades agrícolas.
A arboricultura desempenha um papel fundamental na gestão sustentável dos recursos florestais. Através da aplicação de técnicas de gestão florestal, o pessoal da CPTK manter o equilíbrio entre a produção de recursos naturais, a conservação dos ecossistemas florestais e o ciclo da água. Isto passa pelo planeamento do corte selectivo, pela promoção da regeneração natural das espécies arbóreas e pela gestão das áreas protegidas.
O que a CPTK está a impulsar é, portanto, uma produção sustentável: o que dá flores depois dará sementes ou frutos que poderão ser utilizados para outros fins produtivos, que darão alimentos para as famílias ou produtos para o comércio.
A arboricultura moderna baseia-se numa base científica e técnica sólida, que inclui o conhecimento das espécies de árvores, das condições do solo e do clima, bem como das técnicas de gestão florestal. Os operadores florestais devem considerar vários factores, tais como a densidade das árvores, a composição das espécies, a saúde das plantas e a qualidade da madeira, a fim de planear e implementar práticas silvícolas adequadas.