Apresentação
Sempre em busca de inspiração
A Cooperativa Polivalente “Tussinguimini Keny” (CPTK) é uma organização nascida em Angola, na Província do Cuando Cubango. Teve os seus primeiros passos durante o ano 2018 na aldeia de Mbimbi, Comuna de Caiundo e foi legalmente e formalmente constituída no curso do 2019. O impulsor foi o missionário S.E.R. Cardeal Dom Eugénio Dal Corso, PSDP, que encarregou a sua equipa da área social de implementar actividades sustentáveis no âmbito agro-ambiental em prol das famílias necessitadas e, sobretudo, valorizando as mulheres e preservando as jovens meninas. O desafio foi acolhido pela Severina Wendo Jamba que começou, com a equipa seleccionada, a realização das actividades no Centro Experimental do Ministério do Ambiente no Mbimbi que se encontrava em estado de abandono. Foi o Governo Provincial que, depois da solicitação do Sr. Administrador comunal Moura Jamba e do levantamento do então Sr. Governador Júlio Marcelino Vieira Bessa, dirigiu ao S.E.R. Cardeal Dom Eugénio Dal Corso com a orientação de lhe recuperar. Com a reforma e saída da área do Sr. Cardeal e com a nomeação do novo Governador de Cuando Cubango, sob solicitação do Director Provincial ao Ambiente, a CPTK deixou o Centro Experimental no 2021 e continua hoje a sua actividade nos terrenos de Cubango na Comuna de Missombo, na área periférica do Município de Menongue.

Bem-Vindo da Presidente
Ser presidente da Cooperativa Polivalente “Tussinguimi Keny” é uma grande responsabilidade.
Fui nomeada para dar continuidade a vontade de ajudar o povo local da área de Cuando Cubango por S.E.R. Cardeal Dom Eugénio Dal Corso, missionário no Centro Pastoral “S.J. Bakhita” da Comuna de Caiundo. O que me foi dito é: valorizar as mulheres, preservas as jovens meninas, dar oportunidades aos jovens para se formar, melhorar as condições das famílias necessitadas, criar riqueza e vantagens para todos, preservar esta linda terra.
Agradeço ao Sr. Cardeal para esta grande oportunidade que me deu para encarar estes objectivos e espero cada dia dar o meu melhor para conseguir realiza-los.
A Cooperativa Polivalente “Tussinguimi Keny” (CPTK) tem uma única identidade, mas é “polivalente”, não só nas suas actividades, mas no seu ser “multifacetica”.
Isso porque, quando haja obra, perseguindo muitos fins, os quais, no conjunto, tem de dar o resultado de equilíbrio entre as componentes económica, social, ambiental, além de espiritual, criando uma resposta ética ao perseguimento dos fins de bem-estar das pessoas envolvidas.
Para uma mais incisiva radicação no território e ao mesmo tempo a elevação desta identidade respeitosa dos vários aspectos, escolhemos o nome “Tussinguimi Keny” que no idioma local Nganguela significa “Louvado Seja”. A referência é a encíclica do Santo Padre, Papa Francisco “Laudato Si”, que com o seu subtítulo inspira cada nossa acção e intenção: cuidar da Casa Comum.
A defesa do ambiente em cada sua forma, portanto, é a prioridade de CPTK quando desenvolve qualquer actividade.
Conselho de Direcção
Severina Wendo Jamba
Presidente
João Manuel Jamba
Vogal
Anita Caiovo Tchissica
Vice-Presidente
Maria Amélia Sonjamba
Secretária
Abílio Candeia
Vogal
Conselho Fiscal
Fernando Chipilica Hutucuanuko
Presidente
Matteo Campana
Vice-Presidente
Amélia Augusta Tchissica Jamba
Secretária
Cooperantes
Os cooperantes e os contratados que formam a equipa da CPTK tem diferentes proveniências e experiências, que se integrando dão uma importante capacidade de realizar actividades diárias e planos de desenvolvimento de sucesso, respeitando a sustentabilidade económica, social e ambiental.
Actualmente a CPTK é composta por 42 cooperantes, que representam são famílias que com os seus componentes elevam o número em mais de 300 pessoas envolvida a vario título.
Além das pessoas contratadas e salariadas da área administrativa, todos os aderentes recebem uma contribuição semanal quando trabalham para a cooperativa e usufruem do equipamento da mesma quando trabalham para si próprios, nas suas próprias terras.
Também as actividades agro-ambientais são acompanhadas com formação continua relacionada com outras intervenções come: alfabetização, economia doméstica, gestão de pequenas empresas.
Estatuto
Organograma
Alem do regulamento interno e das regras que marcam cada actividade, o documento fonte que dirige a CPTK é o estatuto que foi publicado do Diário da República.